Notícias

Alunos da EPRM vencem concurso promovido pela EDP

 
Foto de Administrador Utilizador
Alunos da EPRM vencem concurso promovido pela EDP
por Administrador Utilizador - Sexta, 6 Setembro 2013, 02:16
 

Na passada sexta-feira, 19 de julho, a EPRM fez-se representar com uma equipa composta por 3 alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas, Diogo Ferraria, Daniel Simões e Joel Chaves e um professor, Cristóvão Oliveira, no concurso FabLab Challenge, promovido pela EDP.

O concurso consistiu em, previamente, utilizar os laboratórios FabLab da EDP para a construção de peças para a construção de um protótipo relacionado com energias renováveis, energia e sustentabilidade energética e ambiental.

Naquele laboratório, os alunos da EPRM puderam utilizar recursos como impressoras 3D, máquina de corte e gravação a laser e CNC de alta precisão para a elaboração do seu protótipo: SIPI -> Sistema de Iluminação Pública Inteligente.

O protótipo desenvolvido consiste numa luminária para candeeiros públicos nas avenidas. Essa luminária tem como particularidade o nível de iluminação ir variando à medida que anoitece. Quando não existe a presença de pessoas, a luminária mantém apenas uma iluminação mínima residente com o objetivo de poupança energética.

O protótipo da luminária foi desenhado em software CAD 3D  e posteriormente impresso em 3D em material ABS. A placa eletrónica, foi desenhada em software específico para PCB (KiCAD) e posteriormente foi criado código Gerber para a placa poder ser construída na máquina CNC. O “cérebro” da luminária foi programado em linguagem C.

A participação e o bom desempenho dos alunos deu-lhes o primeiro prémio no concurso. Tal facto possibilita aos 3 alunos a realização de estágios profissionais de nove meses na EDP, com início previsto para Setembro próximo.

Este concurso é apenas uma evidência de que a EPRM procura diferenciar-se pela busca incessante de soluções de promoção da empregabilidade para os seus alunos, após a conclusão do 12.º ano (nível IV).