Objectivos Gerais: promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, ao nível da animação da formação e também na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos, na gestão e coordenação de formação e ainda no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Objectivos Específicos: No final do curso, os formandos que o concluam com aproveitamento serão capazes de avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal, bem como preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação.

Destinatários/pré-requisitos: As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar:

  • Deter uma qualificação de nível superior;
    ou
  • Deter pelo menos o 12º ano e comprovar, pelo menos, cinco anos de experiência profissional.

 

Os formandos deverão ainda ter acesso a:

  • Ligação à Internet com boa qualidade
  • Computador/telemóvel/tablet com sistema operativo atualizado;
  • Browser atualizado (exp: Chrome, Internet Explorer, Firefox);
  • Auscultadores com micro.

Modalidade de formação: formação contínua

Forma de organização da formação: b-Learning (presencial e à distância). As sessões presenciais serão realizadas ao longo do curso e serão complementadas com a formação à distância, através de sessões síncronas e assíncronas.

  • Formação presencial - sessão inicial; totalidade dos Módulos de Formação 2 e 9; mínimo de 2 horas por cada um dos restantes Módulos de Formação;
  • Formação Assíncrona - restantes sessões.

Metodologias formativas: método expositivo, demonstrativo, interrogativo, activo e prática simulada

  • Curso estruturado em sessões presenciais e à distância;
  • O e-Formador/Tutor terá como objetivos promover atividades que facilitem a aprendizagem dos formandos e utilizará diversas ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, de grupo ou individuais como Audioconferência, Chat, Correio eletrónico, Fórum, Videoconferência;
  • Para as sessões assíncronas, pode aceder ao curso e realizar o seu percurso a qualquer hora e em qualquer dia da semana, de acordo com o ritmo individual;
  • Todas as tarefas propostas têm de ser realizadas até ao último dia da formação;
  • Ao logo do curso, o e-Formando pode fazer o download de todos os materiais de formação disponibilizados pelo e-Formador/Tutor, podendo guardá-los ou imprimi-los.

Metodologias de avaliação: diagnóstica, formativa, sumativa.

Recursos Materiais e Pedagógicos: guião do formando; manual, exercícios; computadores, Videoprojector; Tela de Projecção; Quadro Branco; Câmara de Filmar; Plataforma de Aprendizagem; fóruns de discussão.

Espaços e respectivos requisitos: para a formação presencial, a sala terá mesas dispostas em “U” (ou no formato mais adequado ao distanciamento social) e computadores para formandos (1 formando/computador).

Programa

Módulo 1 - Formador: sistema, contextos, perfil

  • Formador: Contextos de Intervenção (6h)
  • Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h)

Módulo 2 - Simulação pedagógica inicial

  • Preparação e Concretização das Simulações (4h)
  • Análise e Projeto de Melhoria (6h)

Módulo 3 - Comunicação e dinamização de grupos em formação

  • Comunicação e Comportamento Relacional (6h)
  • Diversidade no Contexto de Formação (4h) 

Módulo 4 - Metodologias e estratégias pedagógicas

  • Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h)
  • Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h)

Módulo 5 - Operacionalização da formação: do plano à ação

  • Competências e Objetivos Operacionais (4h)
  • Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem (6h)

Módulo 6 - Recursos didáticos e multimédia

  • Exploração de Recursos Didáticos (4h)
  • Construção de Apresentações Multimédia (6h)

Módulo 7 - Plataformas colaborativas de aprendizagem

  • Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h)
  • Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h)

Módulo 8 - Avaliação da formação e das aprendizagens

  • Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h)
  • Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h)

Módulo 9 - Simulação pedagógica final

  • Preparação e Concretização das Simulações (4h)
  • Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h)

 

Avaliação final: a Avaliação Final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

  • Avaliação Diagnóstica:
    • Simulação Pedagógica Inicial - 10%
  • Avaliação Sumativa:
    • Objetivos Pedagógicos  – 30%
    • Competências Pedagógicas – 30%
    • Projeto de Intervenção (PI) – 30%

A avaliação final resultará numa classificação final de curso, de acordo com a escala de avaliação numérica de 1 a 5 com a seguinte correspondência em termos qualitativos: 
Nível 1 – Aproveitamento Insuficiente; Nível 2 – Aproveitamento Satisfatório; Nível 3 – Aproveitamento Bom; Nível 4 – Aproveitamento Relevante; Nível 5 – Aproveitamento Excelente.

A aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:

  • Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso - apto - quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso;
  • Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso - não apto - quando a sua classificação final for igual ou inferior ao nível 1, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Insuficiente”; ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.

Documentação de candidatura:

  • Cópia do BI/Cartão Cidadão/Passaporte/Autorização de Residência
  • Cópia do Cartão de Contribuinte e de Segurança Social
  • Curriculum Vitae – Modelo europeu
  • Cópia de Certificado de Habilitações
  • Ficha de inscrição/candidatura

Pagamentos: Pagamento faseado do valor do curso (250,00€). Os pagamentos podem ser realizados em numerário ou por transferência bancária.

Cancelamentos: no caso de impossibilidade de participar na acção para que se inscreveu, deverá informar-nos por escrito até 5 dias úteis antes do início da mesma, não havendo lugar a qualquer encargo.

Descontos: As empresas associadas, sem dividas de quotas, terão um desconto de 10% sobre o valor de cada participação. Neste caso, o documento de despesa será emitido em nome da empresa.

Desistências:  As desistências verificadas após o início da formação implicam o pagamento da totalidade do valor da ação.

Certificação: a conclusão da ação com aproveitamento e assiduidade mínima de 95% da carga horária total confere o direito ao CCP (Certificado de Competências Pedagógicas).

Condições gerais: a EPRM reserva-se o direito de não realizar as acções de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 12 participantes.
Os valores apresentados estão isentos de IVA.
A inscrição só será considerada válida após entrega da documentação, completa e em conformidade, e do pagamento da taxa de inscrição.